sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mercado do futebol abrange profissões além do campo

A escalação de um time de futebol define onze titulares. Ou seja, são onze vagas disputadas por jogadores que querem mostrar seu talento em busca da vitória. No entanto, enquanto eles treinam para a hora do gol, outros profissionais trabalham a seu redor para garantir o bom andamento do clube, da saúde dos atletas e da informação até o público. O mercado futebolístico abrange diversas profissões e, caso o amor pelo esporte seja grande e o talento para o campo seja pequeno, são muitas as oportunidades de trabalhar sem precisar usar chuteiras.

Enquanto os jogadores treinam para o gol, diversas funções são essenciais para garantir o bom andamento do clube

Segundo José Leandro Nunes de Oliveira, professor na graduação de Educação Física da Unisinos e avaliador das categorias de base do Grêmio, são muitas as profissões que atuam na formação de um jogador de futebol, desde a base até a fase adulta. Entre as principais, estão as da área da saúde, como médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, fisiologista, nutricionista, profissionais da área educacional, como assistentes sociais, e na área técnica, que são treinadores e preparadores físicos. “Além disso, existe a área de gestão envolvendo diretoria administrativa e coordenação técnica. Todas estas diferentes profissões atuando de maneira interdisciplinar”, explica Oliveira.

Mas, para um jogador chegar a campo, é preciso que tenha sido descoberto. “Os grandes empresários de futebol são aqueles que têm noções de administração e um conhecimento profundo do mercado nacional e principalmente internacional. Quanto ao conhecimento técnico, o ‘olho’ fica a cargo de sua assessoria, que fica garimpando jogadores nos diferentes lugares onde ocorrem torneios e campeonatos das diferentes faixas etárias. A conquista do atleta pelo empresário passa muitas vezes pelo seu poder econômico”, diz o professor.

Ele também lembra que o jogador de futebol é responsável por uma grande movimentação de capital, o que gera na maioria das vezes grandes lucros para as partes envolvidas, o próprio jogador, o clube e os investidores. “O jogador encontra-se no epicentro de um complexo que envolve a grande paixão da massa popular e, consequentemente, a grande mídia, o que o leva a uma grande valorização tanto em termos de imagem como monetária”, enfatiza.

Atletas em formação
Até chegar ao time titular, geralmente, um jogador deve passar pelas categorias de base dos clubes. O mesmo acontece com os profissionais que os treinam. Ricardo Grosso da Fonseca é graduado em Educação Física e trabalha no Grêmio desde 2005. O início de sua carreira foi como treinador de goleiros da categoria sub10, passando a auxiliar de preparação física nas categorias de base sub15 e sub17. Nos anos seguintes, foi evoluindo e assumiu como preparador físico das categorias sub14, sub15 e sub17.

“Recebi um convite de um professor da faculdade para estagiar nas escolinhas. Na época, era ele quem comandava a base gremista. Sou e sempre fui apaixonado por futebol! Pratiquei o esporte durante todo o período escolar”, conta Fonseca. Atualmente, ele é auxiliar técnico no grupo sub17, composto por cerca de 53 atletas. Além disso, cursa pós-graduação em Ciência Aplicada ao Futebol e Futsal.


Para Fonseca, a Educação Física encontra um mercado que pode ser promissor no futebol. “Acho existem outras áreas com bom rendimento financeiro e até mesmo melhor do que futebol em categorias de base, mas com certeza no futebol profissional existem grandes atrativos financeiros. Vejo boas perspectivas de continuar a crescer e evoluir dentro do Grêmio e, ao mesmo tempo, sei que o clube já me proporcionou muitas oportunidades e crescimento profissional”, conclui.

Cuidado necessário
A integridade física do jogador de futebol talvez seja a maior preocupação de quem trabalha na área. Afinal, é preciso estar em plena forma para chegar ao gol. Nesse sentido, o trabalho de fisioterapia é intenso e essencial.

O fisioterapeuta Bruno Petry trabalha há três anos envolvido com futebol, sendo o Lajeadense seu último contrato. O começo no clube foi difícil. “Um amigo, radialista esportivo, me passou o contato do diretor de futebol, entrei em contato, mas ele me disse que não tinha condições de ter naquele momento inicial como manter um fisioterapeuta ‘exclusivo’ no clube. Trabalhei em torno de cinco meses sem receber nada, apenas por amor a profissão. Os diretores do clube vendo isso resolveram fazer um esforço e me contrataram em definitivo”, conta.

Petry diz que, assim como muitos jovens, também era fanático por futebol e tinha o sonho de ser jogador profissional. “Sempre acompanhei meu time do coração e também o futebol em todo o mundo. E não podendo realizar esse desejo, consegui unir o futebol a minha outra paixão que é a fisioterapia”, comenta. Pensando nisso, ele atualmente faz especialização voltada ao ramo esportivo.

Por ser uma função muito importante no clube, a rotina de trabalho de um fisioterapeuta esportivo é bem difícil. “Quando você trabalha no ramo,  tem que saber que não tem mais final de semanas, festas de familiares, feriado, férias de final de ano. Tem concentração antes de jogos, por exemplo. As viagens longas, cansativas, muitas vezes são perigosas e você deixa familiares preocupados. Trabalhava os sete dias da semana durante o campeonato e praticamente os trinta dias por mês”, conta Petry.

No entanto, para ele, o retorno financeiro não está à altura. “O salário é baixo pela sua dedicação, profissionalismo e por tudo que você precisa abdicar da sua vida pessoal para ser fisioterapeuta esportivo. O mercado é pequeno e muito fechado, os clubes de menor expressão ainda não têm em mente que esse profissional pode fazer muita diferença durante uma pré-temporada e principalmente durante a competição. Mas se é isso que você gosta o valor recebido não vai ter muita influência na sua qualidade de vida, o prazer que tenho em trabalhar no futebol poucos tem em sua profissão”, enfatiza.

Repassando a informação
Para coroar todo o trabalho dos clubes, a imprensa cumpre um papel fundamental. Roberto Alves d’Azevedo trabalhou por dez anos cobrindo jogos de futebol como jornalista. “No meu caso, nos anos 80, o grande mercado da profissão era o esporte. O esporte era o único lugar onde se podia fazer jornalismo com liberdade de expressão. Basta ver que, até hoje, os maiores radialistas da cidade, por exemplo, são oriundos da crônica esportiva daquela época”, conta.

Como acompanhava os jogos da dupla Gre-Nal desde criança, que já trazia tradição de família, jogava e assistia futebol com freqüência. “E esse contexto me favoreceu muito na etapa inicial na profissão. Eu já tinha mais conhecimento que meus colegas”, conclui Azevedo.

FONTE: http://revista.penseempregos.com.br

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

JERGS 2012

A Wing Sports foi responsável pela arbitragem da Fase Coordenadoria dos JERGS 2012. Foram mais de 400 jogos coletivos, divididos nas modalidade futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei nos naipes masculinos e femininos das categorias mirim, infantil e juvenil, além das modalidades individuais de atletismo e xadrez. As estapas foram realizadas em Santa Cruz, Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Parde e Mato Leitão. Parabenizamos todos os professores de Educação Física que treinaram e levaram seus alunos nas competições e a todos os árbitros que se empenharam ao máximo para um arbitragem de qualidade!







FOTOS: Gustavo K. Luz

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aposentada


 A ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira (34 anos) declarou sua aposentadoria. Em matéria publicada no site globoesporte.com (confira clicando no link: http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/08/lembra-dela-ana-paula-cita-boicote-apos-posar-nua-e-pendura-bandeira.html), ela conta os motivos que a levaram a abandonar a carreira.

Ana Paula chegou até a ser capa da Playboy em julho de 2007.

"Para mim, chega. Aposento-me oficialmente este ano. Não quero mais. Eu poderia voltar. A Federação Paulista me deu todas as condições possíveis para voltar. Mas não basta voltar, tem que saber que você será aproveitada, que não passará por boicote. E hoje não tenho essa segurança. Tenho 34 anos e, se eu demorar muito para me decidir, não vou ter tempo de me fixar em outra profissão, de amadurecer como jornalista. Para ser assistente, precisa de tempo de estudo, de aprendizado, de prática. Se eu demorar nesta decisão, não vou ter tempo para crescer."

Relembre um momento emblemático com a bandeirinha ouvindo esse genial trote, passado pelo locutor esportivo Sílvio Luiz:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Santa Cruz volta à rota da Copa", diz representante da Fifa

Projeto da arena multiuso do Avenida foi apresentado ao COL nesta segunda-feira, em reunião na Prefeitura

Existe uma luz no fim do túnel para Santa Cruz entrar de vez nos planos da Fifa para ser um dos Centros de Treinamentos de apoio a Porto Alegre na Copa de 2014. Quem garante é o representante do Comitê Gestor da Copa no Rio Grande do Sul (Cgcopa), Ricardo Nunes, que esteve na tarde desta segunda-feira, 27, reunido com representantes da Prefeitura de Santa Cruz e da Philomeno Imóveis e Participações S/A na cidade. O principal objetivo da visita era explicitar os motivos pelos quais a candidatura da cidade a CT da Copa havia sido rejeitada. O encontro, no entanto, serviu  para ele conhecer aspectos técnicos do projeto da arena multiuso, que teve a sua construção anunciada no início deste mês no local que hoje abriga o Estádio dos Eucaliptos.

"Vim aqui a Santa Cruz hoje a pedido do secretario Kalil Sehbe, que é o coordenador geral do Cômite Organizador da Copa no Estado, e a pedido do governador Tarso Genro para conversar sobre o projeto que a Santa Cruz tinha, através da Universidade, de pleitear uma das vagas de Centro de Treinamento no interior. Conversar sobre as adequações que precisariam ser feitas no local para que entrasse no próximo caderno de encargos. O que posso dizer, no entanto, é que me foi apresentado um novo projeto, no local do estádio do Avenida, e que isso é uma grande notícia para a cidade. Com essa arena, Santa Cruz volta à rota da Copa no Estado", disse Ricardo, após o final da reunião.

No encontro de hoje, a ex-secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Santa Cruz, atualmente na chefia do Gabinete Municipal, Marla Hansen, representou o Executivo. Ela confirmou que, a partir de agora, a cidade passa a contar oficialmente com a arena multiuso para pleitear uma das vagas como Centro de Treinamento. "Esse encontro técnico serviu para termos uma visão geral do projeto. A partir de agora, apoiamos essa ideia para tentar trazer a Copa para o município", disse.




UMA JANELA PARA SANTA CRUZ

Agora, a equipe de Philomeno corre contra o tempo para apresentar o quanto antes o anteprojeto e o projeto para a Fifa. Como com a ideia antiga, que tinha a estrutura da Unisc como centralizadora, a cidade ficou fora do primeiro caderno de encargos, divulgado em julho, a Prefeitura, Avenida e a Philomeno tem mais duas oportunidades para lançar mão de uma nova investida.

A primeira delas é a chamada janela de setembro. Nela, as cidades interessadas em ser Centro de Treinamento tem do dia 1° ao dia 30 para submeter os projetos à análise do COL. A outra e derradeira janela será em dezembro. "No Brasil foram 54 cidades escolhidas. O estado que mais teve respostas afirmativas foi São Paulo, com 20. O Rio Grande do Sul foi o segundo, com sete. Estamos trabalhando agora para ter mais nomes nesta lista a partir de setembro ou de dezembro", comentou Ricardo Nunes.

Segundo o empresário Philomeno, a ideia é aproveitar a primeira janela para apresentar o projeto, e então começar imediatamente as obras na atual estrutura pertencente ao Avenida. "Estamos com um esboço pronto. Ainda não temos o anteprojeto nem o projeto. Mas a partir de agora, nossas conversas passam a ser importantes com os representantes da Fifa no Estado", explicou.



COL CONVOCA COMITIVA DE SANTA CRUZ PARA REUNIÃO COM ENGENHEIRO DA FIFA

A primeira ação efetiva da nova investida de Santa Cruz para trazer a Copa é uma reunião nesta terça-feira, às 18 horas, em Porto Alegre, com o engenheiro do COL no Estado, Aírton Gianecchinni. No encontro, além da apresentação do projeto da arena multiuso em Santa Cruz, que foi apreciado hoje por Ricardo Nunes, a equipe de Philomeno receberá instruções para fazer com que o anteprojeto e oprojeto sejam entregues de acordo com as normas da Fifa.

Antes disso, a equipe foi convidada por Nunes para a palestra que acontece mais cedo, a partir das 14 horas, na Expointer, sob o tema "A sustentabilidade no estádio e Centro de Treinamento", a qual Santa Cruz não havia sido convidada, já que estava fora do primeiro caderno de encargos da Fifa. Nela, representantes dos 22 Centros de Treinamento de Seleções no Estado, sendo sete já credenciados junto à Fifa, estádios (Beira-Rio e campos oficiais de treinamento da copa, como a Arena do Grêmio), hoteis e a cidade de Santa Cruz, apresentarão práticas de sustentabilidade nos espaços de treinamento e hospedagem da Copa 2014.

Estarão na reunião representantes de Porto Alegre, Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoas, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Farroupilha, Lajeado, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Santa Maria Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, Três Coroas e Viamão e a convidada, Santa Cruz do Sul.

Representantes da Prefeitura e Unisc com membros da empresa que presta serviços ao comitê da Copa



ENCONTRO COM O MINISTRO ALDO REBELO

Além dos contatos locais e estaduais, o empresário Carlos Philomeno garante que está buscando apoio no governo federal para que Santa Cruz ganhe força em sua candidatura a Centro de Treinamento.

"Tive uma audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na última quarta-feira, para apresentar o nosso esboço de arena multiuso na cidade. Ele se mostrou receptivo e garantiu apoio para esta ideia. A localização estratégica da cidade é um ponto forte", disse Philomeno.

Philomeno estará amanhã na Expointer e em Porto Alegre. "Tenho certeza que Santa Cruz vai ganhar essa chancela da Fifa para hospedar alguma seleção no Estado", completou.

FONTE: www.gaz.com.br

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Robson Caetano e Gustavo Luz


Além dos jogadores de basquete Rogério e Audrei, que estiveram em Santa Cruz do Sul na semana passada, outro atleta foi presenteado com o DVD "A Saga dos 12 guerreiros", que conta a história do lendário título brasileiro de basquete da Pitt/Corinthians em 1994. Robson Caetano esteve em Santa Cruz em junho deste ano, em um dos eventos que fez parte da Semana Olímpica.

Carreira

Robson Caetano da Silva (Rio de Janeiro, 4 de setembro de 1964) é um ex-atleta brasileiro. Especializado em corridas de curta distância, participou de quatro Jogos Olímpicos, ganhando um bronze nos 200 metros rasos em Seul 1988 e outro bronze no revezamento 4x100 m, em Atlanta 1996. Além disso correu na São Silvestre.

Teve uma série de três vitórias na Copa do Mundo (1985, 1989 e 1992) nos 200 metros. Em sua carreira, bateu dois recordes sul-americanos nos 100 metros e cinco nos 200 m. Em 1989, ele terminou classificado como número um do mundo, com um tempo de 19s96 nos 200 m.

Até hoje é o detentor do recorde sul-americano da prova dos 100m rasos, com o tempo de 10s cravados, obtido em 31 de maio de 1988.

Participou do quadro Dança dos Famosos no Domingão do Faustão, e consagrou-se campeão.

Iniciou carreira de comentarista de atletismo nos canais SporTV onde, além de comentários, realizava reportagens de campo. As causa de sua saída do canal são desconhecidas.

Atualmente, Robson é comentarista de atletismo da Rede Record.

FONTE: Wikipedia

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conselho de Educação Física ingressará com ação contra técnico do Inter



O técnico Fernandão ganhará mais uma dor de cabeça em uma semana que já promete ser tensa. Afinal, na quinta-feira, ou seja, três dias antes do Gre-Nal, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) do Rio Grande do Sul ingressará com ação na Justiça Federal contra o treinador e contra o Inter. O CREF considera que o ex-jogador exerce ilegalmente a profissão desde 20 de julho, quando substituiu Dorival Júnior.

Segundo a legislação vigente, somente professores de Educação Física formados em faculdades podem ser técnicos de futebol. A exceção contempla treinadores que já exerciam o cargo antes de 1 de setembro de 1998. "O CREF foi criado justamente para impedir que profissionais sem qualificação exerçam a profissão", afirma a assessora jurídica da entidade, Cristiane da Costa de Almeida.Há pouco menos de 30 dias, o Inter foi notificado pelo próprio CREF da irregularidade da situação. Então, foi dado o prazo de um mês para que o clube afastasse Fernandão. Tal período se encerra amanhã. Por isso, no dia seguinte, a entidade recorrerá à Justiça Federal. O objetivo é solicitar que o juiz conceda uma liminar impedindo Fernandão de estar à beira do campo já durante o Gre-Nal do próximo domingo."Se houver decisão da Justiça neste sentido, vamos fazer a fiscalização e tentar impedi-lo de continuar exercendo irregularmente a profissão. Podemos, inclusive, pedir auxílio da Brigada Militar", continua a advogada.

Além da ação civil pública na Justiça Federal, o CREF pode fazer uma queixa em uma delegacia de Polícia contra Fernandão por exercício ilegal de profissão. 

Fonte: Fonte: Fabrício Falkowski / Correio do Povo - 21/08/2012

domingo, 19 de agosto de 2012

Audrei e Rogério em Santa Cruz

De férias em Santa Cruz do Sul, os jogadores de basquete Audrei e Rogério foram presenteados peal Wing Sports com um DVD comemorativo dos 15 anos do título brasileiro da Pitt/Corinthians, conquistado em 1994.




Rogério recebendo o DVD das mãos de Gustavo Luz.

Rogério jogou contra a Pitt/Corinthians em 1994 e hoje joga em Fortaleza, na equipe treinada por Alberto Bial (irmão do apresentador Pedro Bial). Ele é também proprietário da D'pil- fotodepilação, localizado na Av. Imigrantes.


Audrei também foi presenteado com um DVD.

Já Audrei Parisotto vai jogar em Minas Gerais. O santacruzense também chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Basquete em diversas ocasiões.



Interessados em adquirir uma cópia do DVD dos 15 anos do título brasileiro da Pitt/Corinthians podem entrar em contato com a Wing Sports através do email wing@wingsports.com.br. Os exemplares são limitados.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TROFÉU DESTAQUE: Último dia para votação!


VOTE EM: www.crefrs.org.br

Avenida entrega planta baixa para análise técnica

Estádio recebeu vistoria nessa quarta-feira; arquitetos e topógrafos trabalham agora à portas fechadas

Ao contrário da agitação do dia anterior, a quinta-feira no Estádio dos Eucaliptos foi tranquila. Os trabalhos para a elaboração do anteprojeto da arena multiuso a ser construída na sede do Esporte Clube Avenida foram à portas fechadas. A única ação efetiva foi o repasse da planta baixa do clube à comitiva liderada pelo empresário cearense Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes.

Além dele e de um assessor pessoal, segue na cidade desde ontem um dos arquitetos que tem a missão de colocar no papel as edificações desejadas. A intenção inicial é erguer um suntuoso complexo desportivo e de exploração comercial na cidade, que serviria como sede de aclimatação pré-Mundial ou até mesmo como base para um seleção durante a Copa do Mundo de 2014.

O projeto prevê campo de futebol, arquibancadas para 30 mil pessoas sentadas, vestiários, piscinas, academia para o clube e pista atlética multidisciplinar. Isso tudo apenas da parte desportiva. Galerias comerciais, hotel (de possível bandeira internacional), cinema (com sala 3D), teatro e um centro de convenções para atrair eventos gospel, grandes shows nacionais e internacionais e eventos turísticos e empresariais também estão previstos.

"Temos um projeto grande. Mas tudo depende da viabilidade técnica, que está sendo estudada a partir de agora, e das pesquisas de mercado. Todos estes dados, analisados de maneira conjunta, vão nos permitir dizer o que é possível fazer na área do Avenida", comentou Philomeno.

Profissionais de uma empresa local de topografia foram sondados para compor o time que realiza o anteprojeto em Santa Cruz. "Os arquitetos pediram parceiros locais. Estamos entrando em contato, estudando caso a caso e analisando as possibilidades", explicou o empresário cearense, primo do ex-deputado estadual e federal e ex-governador do estado do Ceará Ciro Gomes.





Estádio dos Eucalitos deverá se tornar uma arena de até R$ 100 milhões

ARENA COM TRAÇOS GERMÂNICOS

Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes está cada vez mais encantado com Santa Cruz. Investidor na cidade há mais de dois anos, ele fazia visitas regulares aos parceiros locais. Nos últimos dias, tem tido mais contato e gostado do que tem visto. Conhecedor da cultura local, um dos pedidos feitos aos arquitetos foi de que, se possível, a arena tivesse traços germânicos.


Tradição germânica é uma das marcas registradas do município.

ANTEPROJETO FICA PRONTO ATÉ A PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO

Com previsão de entrega para a primeira semana de setembro, o anteprojeto trará as possibilidades técnicas do que pode e do que não pode ser construído no terreno pertencente ao Avenida. A partir das dimensões - a área total tem 19,8 mil metros quadrados - os arquitetos que visitaram os Eucaliptos na quarta vão projetar o que o espaço permitir.










Torcida alviverde está otimista com as novidades.






CRONOGRAMA

Nestas quinta e sexta-feira os trabalhos seguem sendo realizados pelos topógrafos locais e por um dos arquitetos, que está hospedado em Santa Cruz até o final de semana. Isso tudo à portas fechadas, sem alvoroço. Philomeno está presente. Na segunda-feira, chegam profissionais da área de pesquisas de solo, entre outros técnicos que, com base nos dados preliminares, já vão trabalhar a viabilidade financeira do empreendimento.

FONTE: www.gaz.com.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Equipe chega de HELICÓPTERO para vistoriar estádio


O empresário nordestino Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes, da Philomeno Imóveis  e Participações S/A, chegou de helicóptero a Santa Cruz do Sul na tarde desta quarta-feira, 15, acompanhado de técnicos para iniciar a elaboração do pré-projeto de construção de uma arena multiuso no Estádio dos Eucaliptos. O investimento seria superior a R$ 100 milhões. Se confirmado, será um dos maiores empreendimentos imobiliários da história de Santa Cruz.

Philomeno veio acompanhado de dois arquitetos de Porto Alegre. Eles pousaram no campo do Parque da Oktoberfest, onde se encontraram com o presidente do Avenida, Jair Eich. De lá o grupo voou para o estádio do clube, no Bairro Avenida. Os técnicos sobrevoaram a área e fizeram imagens. Depois o grupo fez uma vistoria nas instalações do clube.

Conforme Philomeno, a ideia é agilizar a elaboração do projeto para que a obra tenha início ainda em 2012. "Queremos correr contra o tempo para habilitar Santa Cruz para receber uma seleção antes ou durante a Copa do Mundo", disse o empresário, que é dono de uma rede de shoppings. Ele acredita que com um ano e meio de trabalho conseguirá concluir a arena.


FONTE: www.gaz.com.br

HELICÓPTERO

Helicóptero (do grego ἔλιξ hélix (espiral) e πτέρυξ ptéryks (asa) é um tipo de aeronave de asas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião).

Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos permitem aos helicópteros serem utilizado em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capaz de pousar ou decolar. A capacidade de pairar por longos períodos de tempo e de decolagem e aterragem vertical permite aos helicópteros realizar tarefas que as aeronaves de asa fixa não podem executar.

Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade de século XX, com alguma produção e alcance limitado, mas foi só em 1942 que um helicóptero projetado por Igor Sikorsky atingiu a produção em larga escala, com 131 aeronaves construídas.

Vantagens e desvantagens

Comparando com os aviões, os helicópteros são muito mais complexos, mais caros na compra e na manutenção e operam com reduzida velocidade, com pouca autonomia e com pouca capacidade de carga. A vantagem obtém-se na capacidade de manobra: helicópteros podem parar, inverter a trajetória e, acima de tudo, podem decolar e pousar com voo vertical. Dependendo do reabastecimento e da quantidade de carga, um helicóptero pode viajar para qualquer lugar desde que haja espaço no local de aterrissagem.

FONTE: Wikipedia

A anatomia de um helicóptero.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Troféu Destaque 2012 CREF


             Nossa profissão de Educação Física está numa crescente visto o aumento da busca da qualidade de vida pelas pessoas e pelo prazer que as crianças tem de praticá-la nas escolas. Sabemos, no entanto, que precisamos diariamente lutarmos para que a Educação Física seja mais valorizada, reconhecida e consolidada na sociedade, devida sua importância de seus benefícios. Para isso, estamos nos mobilizando para que nossos profissionais, de Santa Cruz do Sul participem do Troféu Destaque 2012 do CREF.


O Troféu Destaque 2012 escolherá, por votação, os profissionais registrados no CREF que serão reconhecidos no dia:
Data: 30 de agosto de 2012
Local: Teatro Dante Barone - Assembléia Legislativa do RS, Porto Alegre
Horário: 20h


Somente poderão votar os profissionais credenciados e com situação em dia com o CREF.
Pedimos um favor para que participe da votação e, se possível, contribua com seu voto nos profissionais abaixo, como mostra o modelo.
Vamos começar a evidenciar estes profissionais de Santa Cruz do Sul, para assim, nossa cidade ser valorizada e reconhecida como formadoras de profissionais de Educação Física competentes e destacados!
Participe, opine e muito obrigado!

JULIANO ANDRE DE CAMPOS      /      REGISTRO DO CREF = RS-018129

Ele é o cara que colocou o judô do interior entre os melhores do Rio Grande do Sul. Melhor equipe do interior 2010,2011. Tem como responsável técnico o faixa-preta 2° dan, Presidente e Delegado regional de Judô do interior. Juliano André de Campos, quando não está nos bancos escolares do curso superior de Educação Física da UNISC está ministrando aulas em seu projeto social que atende mais de 155 crianças do município de Santa Cruz do Sul, ou na escola de Judô Unisc, onde mantém seus atletas nos eventos fora, dentro do nosso Estado e até fora do nosso País. Formando campeões dentro e fora dos tatames.



FABRÍCIO GIANEZINI      /      REGISTRO DO CREF = 013230

Fabrício Gianezini é formado em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo na Universidade Gama Filho e no curso de Gestão profissional do Futebol, pela Unisc em parceria com o Grupo Unificado e o Sport Club Internacional. Trabalhou durante oito anos na Unisc, onde desempenhou a função de bolsista, estagiário e coordenador de marketing esportivo da instituição. Atualmente, atua como técnico em esporte e lazer do SESC de Santa Cruz do Sul .


PASSO A PASSO PARA VOTAÇÃO
Entrar no site do Cref/RS: http://www.crefrs.org.br/

domingo, 12 de agosto de 2012

E a sina continua

Que decepção, hein? Mais uma vez, o Brasil ficou sem a tão sonhada medalha de ouro no futebol. Ao ser derrotada pelo México na decisão, a Seleção perdeu essa que foi provavelmente a chance mais clara do inédito título. Fica a esperança pra daqui a quatro anos, quando o Brasil disputará os jogos olímpicos em casa.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Em busca do ouro inédito


O Brasil enfrenta o México nesse sábado, a partir das 11h (horário de Brasília) pela grande Final do torneio de futebol masculino dos Jogos límpicos de Londres. É a gande chance da Seleção conquistar a inédita medalha de ouro na mdodalidade, objeto de desejo há muito tempo. De todos os grandes títulos do futebol mundial, este é o único que o Brasil nunca conquistou. Já ganhamos cinco vezes a Copa do Mundo, 3 vezes a Copa das Confederações, 8 vezes a Copa América, 3 Mundiais Sub-17, 5 mundiais Sub-20... Tá na hora de faturar essa medalha!

Em 2000, o sonho olímpico dfoi destruido por Camarões nas quartas-de-final.


Já batemos na trave com uma medalha de prata em duas ocasiões: em 1984, nos jogos de Los Angeles, fomos derrotados por 2 a 0 pela França na decisão (naquela ocasião, o time brasileiro foi basicamente representado pela equipe do Internacional, de Porto Alegre, que cedeu 11 dos 17 convocados); em 1988, nos jogos de Seul, perdemos a final para a União Soviética por 2 a 1.

Neymar tem a chance de marcar seu nome pra sempre na história da Seleção.


Também já fomos bronze por duas ocasiões: em 1996, nos jogos de Atlanta, o Brasil perdeu a semifinal para a Nigéria no "gol de ouro", venceu Portugal por 5 a 0 na disputa pelo 3º lugar e viu a Nigéria bater a Argentina na decisão por 3 a 2; há quatro anos atrás, em 2008, em Pequim, o Brasil foi derrotado pela Argentina na semifinal e acabou tendo que disputar o bronze com a Bélgica, quando venceu por 1 a 0. Curiosamente, a final de 2008 foi a mesma de 1996 (Argentina e Nigéria). Dessa vez, no entanto, foram os argentinos que levaram a melhor e venceram por 1 a 0, faturando o ouro.

Há dois anos na Seleção, Mano Menezes pode conseguir um título inédito para o nosso futebol.

Vale lembrar que o Brasil sequer disputou os jogos de 2004, realizados em Atenas e vencidos pela Argentina. A seleção havia sido eliminada no Pré-Olímpico disputado no Chile no início daquele ano (somente Argentina se classificaram e ainda foram finalistas do torneio ddisputado na Grécia). Já em 2000, nos jogos de Sidney, a Seleção foi derrotada por Camarões nas quartas-de-final e viu o fantasma africano de 1996 se repetir.

Leandro Damião é o artilheiro dos Jogos com 6 gols.

Sábado, o Brasil pode encerrar essa escrita e se livrar do incômodo de nunca ter conquistado a medalha de ouro no futebol, esporte esse que é um dos maiores símbolos do nosso país. Será que os comandados de Mano Menezes conseguirão esse feito? Neymar, Leandro Damião, Oscar, Hulk, Marcelo, Thiago Silva, Lucas, Pato e tantaqs outras feras estão a um jogo da consagração. O adversário será o México, que também nunca ganhou um outro nessa modalidade (nem prata e nem bronze), mas que conta com o craque Giovani dos Santos, autor de três gols na competição. Já o Brasil conta com o artilheiro até o momento, Leandro Damião, que já balançou a rede 6 vezes.

México, o último desafio.


Será um jogaço, que vale muito para o Brasil. Sábado, a Seleção pode conquistar o único título que falta para o nosso futebol. Vamos lá, Brasil!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Peçanha nas semifinais


A pista de atletismo do Estádio Olímpico foi transformada em um tabuleiro de xadrez. Cada peça, cada peão nos 800m masculino tinha uma estratégia traçada para alcançar seu objetivo. Logo na primeira bateria, um brasileiro brilhou na escolha do método para avançar às semifinais. Ao forçar bastante o ritmo de sua tomada de tempo, Fabiano Peçanha assumiu o risco e teve sucesso. Na segunda colocação, com 1m46s29, garantiu vaga automaticamente para a fase seguinte. Infelizmente, ele não terá a companhia de Kleberson Davide. O paulista, com muita febre devido a uma inflamação na garganta, não pôde competir.

Ainda comorando a classificação e procurando seus familiares nas arquibancadas, Fabiano admitiu que precisará buscar o melhor resultado de sua carreira para seguir vivo na competição. Das semifinais, marcadas para as 15h55m (horário de Brasília), apenas oito atletas seguirão para a disputa de medalhas, na quinta-feira. O mais veloz até o momento foi Abubaker Kaki, do Sudão, com 1m45s51.

- Eu queria levar em um ritmo em que tivesse uma boa chegada, só que não tão lento, porque senão todos acabam tendo uma boa chegada. A parcial me permitiu que segurasse até o fim. Eu tinha a quinta marca da bateria, já estou entre os 24 e agora vamos pensar na grande final. Vou precisar ter um grande dia, porque passar entre os oito é outra história. Se eu forçar muito, atletas mais rapidos que eu podem me acompanhar mais facilmente e me ultrapassar no final. Eu vou ter que ter um dia muito especial e me superar para estar na final – disse, em entrevista ao SporTV.

Logo na primeira bateria, Fabiano adotou uma estratégia ousada. Pulou na frente dos adversários para puxar o ritmo desde o princípio. Com uma série forte, suas chances de se classificar por tempo, caso não fosse um dos três primeiros, seriam maiores. A previsão era bem realista, já que ele tinha apenas o quinto melhor tempo de balizamento. O gaúcho, porém, se segurou como pôde. Forçou os limites do próprio corpo e foi recompensado. Ultrapassado apenas por Nijel Amos, de Botsuana, no fim, garantiu a classificação automática para as semifinais com 1m46s29.

Na segunda série, David Lekuta Rudisha fez o mesmo. Mas o atual campeão mundial da distância sobrou tanto que pôde se dar ao luxo de reduzir drasticamente o ritmo no fim e ainda assim cruzar na frente dos rivais, com 1m45s90. Na terceira bateria, Abubaker Kaki, do Sudão, foi impulsionado justamente pelo excesso de concorrentes de peso. O atleta completou o percurso em 1m45s51, melhor tempo geral. Foi seguido de perto Timothy Kitum (1m45s71), do Quênia, e Abdulaziz Lada Mohammed (1m46s09), da Arábia Saudita.

FONTE: globoesporte.com

domingo, 5 de agosto de 2012

O país do bronze

Já virou marca registrada do Brasil em Jogos Olímpicos: nosso país adora um bronze, não é mesmo? Em Londres 2012 já foram 5 medalhas de 3º Lugar: Judô masculino com Felipe Kitadai e Rafael Silva, no Judô feminino com Mayra Aguiar, na Natação masculino com Cesar Cielo e, por fim, na Vela masculino com Robert Scheidt e Bruno Prada. Provavelmente ainda virão outras até o fim dos jogos. Ja ganhamos também uma medalha de prata (com Thiago Pereira na natação) e Sarah Menezes (no judô feminino)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rio 2016 avisa que terá de fechar Maracanã 4 meses antes dos Jogos


Principal palco do futebol do Brasil, o Maracanã nem reabriu e já tem data para fechar de novo. Nesta sexta-feira, em cerimônia comemorativa dos quatro anos para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Comitê Organizador avisou que precisa do estádio pelo menos quatro meses antes da abertura da competição.
Fechado desde setembro de 2010 para obras da Copa do Mundo do Brasil, o Maracanã ainda está longe de ser entregue para os apaixonados por futebol. A previsão é de que ele fique pronto apenas em março de 2013. Em 2016, terá de fechar novamente. O Comitê Organizador dos Jogos do Rio precisa começar a preparar o estádio para a cerimônia de abertura pelo menos quatro meses antes.
- Normalmente, o estádio que recebe a cerimônia precisa ser entregue para operação e preparação do Comitê Organizador entre quatro e seis meses antes da cerimônia de abertura. Durante um ou dois meses, poderia ter jogo, mas, depois, não - explicou Leonardo Gryner, diretor-geral do Comitê Rio 2016.
Com isso, o Maracanã deverá ficar fechado na fase final do Campeonato Carioca e no início do Brasileirão. Já era previsto, no entanto, que o calendário do futebol nacional em 2016 seria adaptado para os Jogos Olímpicos, sem a realização de partidas oficiais neste período.

FONTE: globoesporte.com

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ouro à vista


 Os dois maiores adversários do Brasil no futebol masculino, em Londres, já fizeram suas malas pra voltar pra casa. Espanha e Uruguai foram eliminados na primeira fase da competição. O Uruguai venceu os Emirados Árabes no primeiro jogo, mas foi derrotado por Senegal na segunda rodada e, na terceira perdida, voltou a perder, dessa vez pra Grã Bretanha. A Espanha fez mais feio ainda: foi eliminada sem marcar sequer um gol no torneio. Os espanhois perderam para o Japão e para Honduras, além de terem empatado com Marrocos. Agora, o Brasil terá os hondurenhos pela frente nas quartas-de-final. Se vencer, pega na semi-final o vencedor de Grã- Bretanha e Coréia do Sul. Os outros times que avançaram para as quartas-de-final são: Senegal, México, Egito e Japão. Um deles será adversário do Brasil na final, caso a Seleção chegue lá.