O Brasil enfrenta o México nesse sábado, a partir das 11h (horário de Brasília) pela grande Final do torneio de futebol masculino dos Jogos límpicos de Londres. É a gande chance da Seleção conquistar a inédita medalha de ouro na mdodalidade, objeto de desejo há muito tempo. De todos os grandes títulos do futebol mundial, este é o único que o Brasil nunca conquistou. Já ganhamos cinco vezes a Copa do Mundo, 3 vezes a Copa das Confederações, 8 vezes a Copa América, 3 Mundiais Sub-17, 5 mundiais Sub-20... Tá na hora de faturar essa medalha!
Em 2000, o sonho olímpico dfoi destruido por Camarões nas quartas-de-final. |
Já batemos na trave com uma medalha de prata em duas ocasiões: em 1984, nos jogos de Los Angeles, fomos derrotados por 2 a 0 pela França na decisão (naquela ocasião, o time brasileiro foi basicamente representado pela equipe do Internacional, de Porto Alegre, que cedeu 11 dos 17 convocados); em 1988, nos jogos de Seul, perdemos a final para a União Soviética por 2 a 1.
Neymar tem a chance de marcar seu nome pra sempre na história da Seleção. |
Também já fomos bronze por duas ocasiões: em 1996, nos jogos de Atlanta, o Brasil perdeu a semifinal para a Nigéria no "gol de ouro", venceu Portugal por 5 a 0 na disputa pelo 3º lugar e viu a Nigéria bater a Argentina na decisão por 3 a 2; há quatro anos atrás, em 2008, em Pequim, o Brasil foi derrotado pela Argentina na semifinal e acabou tendo que disputar o bronze com a Bélgica, quando venceu por 1 a 0. Curiosamente, a final de 2008 foi a mesma de 1996 (Argentina e Nigéria). Dessa vez, no entanto, foram os argentinos que levaram a melhor e venceram por 1 a 0, faturando o ouro.
Há dois anos na Seleção, Mano Menezes pode conseguir um título inédito para o nosso futebol. |
Vale lembrar que o Brasil sequer disputou os jogos de 2004, realizados em Atenas e vencidos pela Argentina. A seleção havia sido eliminada no Pré-Olímpico disputado no Chile no início daquele ano (somente Argentina se classificaram e ainda foram finalistas do torneio ddisputado na Grécia). Já em 2000, nos jogos de Sidney, a Seleção foi derrotada por Camarões nas quartas-de-final e viu o fantasma africano de 1996 se repetir.
Leandro Damião é o artilheiro dos Jogos com 6 gols. |
Sábado, o Brasil pode encerrar essa escrita e se livrar do incômodo de nunca ter conquistado a medalha de ouro no futebol, esporte esse que é um dos maiores símbolos do nosso país. Será que os comandados de Mano Menezes conseguirão esse feito? Neymar, Leandro Damião, Oscar, Hulk, Marcelo, Thiago Silva, Lucas, Pato e tantaqs outras feras estão a um jogo da consagração. O adversário será o México, que também nunca ganhou um outro nessa modalidade (nem prata e nem bronze), mas que conta com o craque Giovani dos Santos, autor de três gols na competição. Já o Brasil conta com o artilheiro até o momento, Leandro Damião, que já balançou a rede 6 vezes.
México, o último desafio. |
Será um jogaço, que vale muito para o Brasil. Sábado, a Seleção pode conquistar o único título que falta para o nosso futebol. Vamos lá, Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário