O empresário nordestino Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes, da Philomeno Imóveis e Participações S/A, chegou de helicóptero a Santa Cruz do Sul na tarde desta quarta-feira, 15, acompanhado de técnicos para iniciar a elaboração do pré-projeto de construção de uma arena multiuso no Estádio dos Eucaliptos. O investimento seria superior a R$ 100 milhões. Se confirmado, será um dos maiores empreendimentos imobiliários da história de Santa Cruz.
Philomeno veio acompanhado de dois arquitetos de Porto Alegre. Eles pousaram no campo do Parque da Oktoberfest, onde se encontraram com o presidente do Avenida, Jair Eich. De lá o grupo voou para o estádio do clube, no Bairro Avenida. Os técnicos sobrevoaram a área e fizeram imagens. Depois o grupo fez uma vistoria nas instalações do clube.
Conforme Philomeno, a ideia é agilizar a elaboração do projeto para que a obra tenha início ainda em 2012. "Queremos correr contra o tempo para habilitar Santa Cruz para receber uma seleção antes ou durante a Copa do Mundo", disse o empresário, que é dono de uma rede de shoppings. Ele acredita que com um ano e meio de trabalho conseguirá concluir a arena.
FONTE: www.gaz.com.br
HELICÓPTERO
Helicóptero (do grego ἔλιξ hélix (espiral) e πτέρυξ ptéryks (asa) é um tipo de aeronave de asas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião).
Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos permitem aos helicópteros serem utilizado em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capaz de pousar ou decolar. A capacidade de pairar por longos períodos de tempo e de decolagem e aterragem vertical permite aos helicópteros realizar tarefas que as aeronaves de asa fixa não podem executar.
Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade de século XX, com alguma produção e alcance limitado, mas foi só em 1942 que um helicóptero projetado por Igor Sikorsky atingiu a produção em larga escala, com 131 aeronaves construídas.
Vantagens e desvantagens
Comparando com os aviões, os helicópteros são muito mais complexos, mais caros na compra e na manutenção e operam com reduzida velocidade, com pouca autonomia e com pouca capacidade de carga. A vantagem obtém-se na capacidade de manobra: helicópteros podem parar, inverter a trajetória e, acima de tudo, podem decolar e pousar com voo vertical. Dependendo do reabastecimento e da quantidade de carga, um helicóptero pode viajar para qualquer lugar desde que haja espaço no local de aterrissagem.
FONTE: Wikipedia
A anatomia de um helicóptero. |
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