Projeto da arena multiuso do Avenida foi apresentado ao COL nesta segunda-feira, em reunião na Prefeitura |
Existe uma luz no fim do túnel para Santa Cruz entrar de vez nos planos da Fifa para ser um dos Centros de Treinamentos de apoio a Porto Alegre na Copa de 2014. Quem garante é o representante do Comitê Gestor da Copa no Rio Grande do Sul (Cgcopa), Ricardo Nunes, que esteve na tarde desta segunda-feira, 27, reunido com representantes da Prefeitura de Santa Cruz e da Philomeno Imóveis e Participações S/A na cidade. O principal objetivo da visita era explicitar os motivos pelos quais a candidatura da cidade a CT da Copa havia sido rejeitada. O encontro, no entanto, serviu para ele conhecer aspectos técnicos do projeto da arena multiuso, que teve a sua construção anunciada no início deste mês no local que hoje abriga o Estádio dos Eucaliptos.
"Vim aqui a Santa Cruz hoje a pedido do secretario Kalil Sehbe, que é o coordenador geral do Cômite Organizador da Copa no Estado, e a pedido do governador Tarso Genro para conversar sobre o projeto que a Santa Cruz tinha, através da Universidade, de pleitear uma das vagas de Centro de Treinamento no interior. Conversar sobre as adequações que precisariam ser feitas no local para que entrasse no próximo caderno de encargos. O que posso dizer, no entanto, é que me foi apresentado um novo projeto, no local do estádio do Avenida, e que isso é uma grande notícia para a cidade. Com essa arena, Santa Cruz volta à rota da Copa no Estado", disse Ricardo, após o final da reunião.
No encontro de hoje, a ex-secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Santa Cruz, atualmente na chefia do Gabinete Municipal, Marla Hansen, representou o Executivo. Ela confirmou que, a partir de agora, a cidade passa a contar oficialmente com a arena multiuso para pleitear uma das vagas como Centro de Treinamento. "Esse encontro técnico serviu para termos uma visão geral do projeto. A partir de agora, apoiamos essa ideia para tentar trazer a Copa para o município", disse.
UMA JANELA PARA SANTA CRUZ
Agora, a equipe de Philomeno corre contra o tempo para apresentar o quanto antes o anteprojeto e o projeto para a Fifa. Como com a ideia antiga, que tinha a estrutura da Unisc como centralizadora, a cidade ficou fora do primeiro caderno de encargos, divulgado em julho, a Prefeitura, Avenida e a Philomeno tem mais duas oportunidades para lançar mão de uma nova investida.
A primeira delas é a chamada janela de setembro. Nela, as cidades interessadas em ser Centro de Treinamento tem do dia 1° ao dia 30 para submeter os projetos à análise do COL. A outra e derradeira janela será em dezembro. "No Brasil foram 54 cidades escolhidas. O estado que mais teve respostas afirmativas foi São Paulo, com 20. O Rio Grande do Sul foi o segundo, com sete. Estamos trabalhando agora para ter mais nomes nesta lista a partir de setembro ou de dezembro", comentou Ricardo Nunes.
Segundo o empresário Philomeno, a ideia é aproveitar a primeira janela para apresentar o projeto, e então começar imediatamente as obras na atual estrutura pertencente ao Avenida. "Estamos com um esboço pronto. Ainda não temos o anteprojeto nem o projeto. Mas a partir de agora, nossas conversas passam a ser importantes com os representantes da Fifa no Estado", explicou.
COL CONVOCA COMITIVA DE SANTA CRUZ PARA REUNIÃO COM ENGENHEIRO DA FIFA
A primeira ação efetiva da nova investida de Santa Cruz para trazer a Copa é uma reunião nesta terça-feira, às 18 horas, em Porto Alegre, com o engenheiro do COL no Estado, Aírton Gianecchinni. No encontro, além da apresentação do projeto da arena multiuso em Santa Cruz, que foi apreciado hoje por Ricardo Nunes, a equipe de Philomeno receberá instruções para fazer com que o anteprojeto e oprojeto sejam entregues de acordo com as normas da Fifa.
Antes disso, a equipe foi convidada por Nunes para a palestra que acontece mais cedo, a partir das 14 horas, na Expointer, sob o tema "A sustentabilidade no estádio e Centro de Treinamento", a qual Santa Cruz não havia sido convidada, já que estava fora do primeiro caderno de encargos da Fifa. Nela, representantes dos 22 Centros de Treinamento de Seleções no Estado, sendo sete já credenciados junto à Fifa, estádios (Beira-Rio e campos oficiais de treinamento da copa, como a Arena do Grêmio), hoteis e a cidade de Santa Cruz, apresentarão práticas de sustentabilidade nos espaços de treinamento e hospedagem da Copa 2014.
Estarão na reunião representantes de Porto Alegre, Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoas, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Farroupilha, Lajeado, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Santa Maria Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, Três Coroas e Viamão e a convidada, Santa Cruz do Sul.
Representantes da Prefeitura e Unisc com membros da empresa que presta serviços ao comitê da Copa |
ENCONTRO COM O MINISTRO ALDO REBELO
Além dos contatos locais e estaduais, o empresário Carlos Philomeno garante que está buscando apoio no governo federal para que Santa Cruz ganhe força em sua candidatura a Centro de Treinamento.
"Tive uma audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na última quarta-feira, para apresentar o nosso esboço de arena multiuso na cidade. Ele se mostrou receptivo e garantiu apoio para esta ideia. A localização estratégica da cidade é um ponto forte", disse Philomeno.
Philomeno estará amanhã na Expointer e em Porto Alegre. "Tenho certeza que Santa Cruz vai ganhar essa chancela da Fifa para hospedar alguma seleção no Estado", completou.
FONTE: www.gaz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário