quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Executivo da Wing Sports movimenta articulações em Brasília

Gustavo Kist Luz em Brasília.
 
O representante da Wing Sports, Gustavo Kist Luz, esteve em Brasília para tratar de acordos e viabilização de projetos na área do esporte. A presença de Gustavo na capital federal representa um marco importante para a consolidação de acordos e benefícios que poderão resultar em investimentos e orçamento participativo na prática da gestão esportiva.
Os acordos entre o governo e o incentivo ao esporte são intermediados pelo Ministério do Esporte, atualmente articulado sob a tutela da ministro Aldo Rebelo.
Antes da criação do ministério, contudo, o tema acerca das questões esportivas era administrado pelo Ministério da Educação (MEC), desde 1937. Durante governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o Ministério da Educação chegou a ter uma secretaria especifica para tratar do assunto, mas nunca com grande foco.
Somente em 1995 o esporte ganhou pasta própria, Ministério Extraordinário do Esporte, mas ainda cabia à Secretaria de Desportos, vinculada ao MEC, apoio técnico e administrativo. Em março de 1995, a secretaria é transformada no Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (INDESP), desvinculadose assim do MEC e subordinado ao novo ministério.
Em 31 de dezembro de 1998, pela medida provisória n° 1.794-8, o ministério englobou o tema de turismo e passou a ser chamado Ministério do Esporte e Turismo. O INDESP continuou vinculado ao ministério.
No inicio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o tema de turismo ganhou pasta própria e o ministério passou a ser chamado de Ministério do Esporte.
Atualmente, as principais questões pertinentes às resposabilidades do Ministério têm como pauta assuntos relacionados à organização da Copa do Mundo FIFA de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Ambos os eventos terão o Brasil como país sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário