Vitória contra o Iraque não foi suficiente pra classificar o Japão na última rodada. |
Apesar de ter vencido as duas partidas que disputou até agora na Copa da Ásia, o Japão ainda não tem sua classificação garantida pra próxima fase. Isso porque o time japonês ainda pode ser superado pelas seleções da Jordânia e do Iraque na próxima rodada e, caso isso aconteça, teremos uma surpreendente eliminação precoce dos atuais campeões do torneio.
O Japão está no Grupo D da competição, o único que ainda aguarda definição nessa primeira fase. Já garantiram classificação para as Quartas-de-Final os seguintes times: Coreia do Sul e Austrália (Grupo A); China e Uzbequistão (Grupo B); e Irã e Emirados Árabes (Grupo C). Três dos quatro confrontos da próxima fase, inclusive, já estão definidos:
No dia 22 de janeiro (próxima quinta), a Coreia do Sul enfrenta o Uzbequistão. No mesmo dia, teremos o confronto entre a China e os donos da casa, a Austrália. No dia 23, o Irã enfrenta o segundo colocado do Grupo D. Completando a fase de Quartas-de-Final, teremos o confronto entre os Emirados Árabes e o primeiro colocado do Grupo D, que ainda não está definido.
Japão pode dar adeus à Copa da Ásia em caso de derrota para a Jordânia em jogo decisivo. |
O Japão joga por um empate contra a Jordânia no dia 20/1 pra garantir a primeira posição do grupo. Dessa forma, enfrentaria os Emirados Árabes na próxima sexta-feira. No entanto, uma derrota por qualquer placar pode significar a eliminação do Japão no torneio. Até mesmo uma derrota por 1 gol de diferença colocaria a Jordânia à frente do Japão. Isso porque a Jordânia igualaria o número de pontos dos japoneses (seis) e o saldo de gols (primeiro critério de desempate) de ambas equipes também se equivaleria (4 a 4). Acontece que ambas as equipe marcaram, até agora, cinco gols na competição. E se a Jordânia vencer o Japão por qualquer placar, irá superar os samurais em número de gols (segundo critério de desempate).
Vale lembrar que Japão e Jordânia já se enfrentaram cinco vezes até hoje, com uma única vitória japonesa (em 2012, na cidade de Saitama). O último confronto entre as duas seleções ocorreu em 2013, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. O Japão foi derrotado pela Jordânia por 2 a 1, na cidade de Amman.
Se perder novamente, o Japão terá que depender de resultados paralelos pra se classificar. Terá que torcer pelo palestinos no outro jogo do Grupo. O Iraque enfrenta, em partida simultânea, a fraca seleção da Palestina, que já perdeu pro Japão (4 a 0) e pro Iraque (5 a 1) nessa Copa da Ásia. O Japão, em caso de derrota para a Jordânia, teria que torcer para o Iraque não golear. Uma vitória iraquiana por cinco gols de diferença, somada a uma derrota japonesa, significaria a eliminação dos samurais.
Com quatro títulos na Copa da Ásia, o Japão é o maior vencedor do torneio, que está na sua 16ª edição. Os japoneses são também os atuais campeões. Em 2011, conquistaram o Tetra da Copa da Ásia ao baterem a Austrália numa final disputada no Khalifa International Stadium Doha, no Qatar.
Será que o Japão vai conseguir superar a Jordânia e seguir vivo na busca pelo Penta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário