sábado, 10 de novembro de 2012

Aos 16 anos, 'goleiro-artilheiro' das Ilhas Salomão vira herói nacional

Única representante da Oceania na Copa do Mundo de Futsal, a seleção das Ilhas Salomão entrou para a história da competição nesta sexta-feira. Ao derrotar a Guatemala por 4 a 3, no Indoor Stadium Huamark, em Bangcoc, o pequeno arquipélago conquistou sua primeira vitória em Mundiais. Como não bastasse o feito para um país sem tradição na modalidade, as Ilhas Salomão ainda viram brilhar a estrela do jovem goleiro Anthony Talo, autor do quarto gol da partida desta sexta. Com apenas 16 anos de idade, o atleta reconheceu que este foi o momento mais emocionante de sua vida.

"Não dá para descrever o que estou sentindo. É simplesmente incrível. Esta foi minha primeira Copa do Mundo, então nem poderia imaginar que faria um gol. Foi um momento fantástico para mim. Quero dedicar este gol ao povo das Ilhas Salomão. Espero que eles também estejam sentindo a mesma alegria que eu.", afirmou Talo.

Talo se emociona com o gol que deu a vitória às Ilhas Salomão (Foto: Getty Images/Fifa)

O atleta das Ilhas Salomão foi apenas o quinto goleiro a balançar as redes adversárias em uma Copa do Mundo de Futsal Fifa. Ele é, ainda, o segundo jogador mais novo a marcar no torneio, independentemente da posição. O caçula da história é o saudita Safouk Al Temyat que, por curioso que possa parecer, realizou a sua proeza num 8 de janeiro, dia do aniversário de Talo.

O gol desta sexta-feira foi o terceiro da carreira de Talo. Nas duas vezes anteriores, o goleiro marcou em jogos válidos por competições locais das Ilhas Salomão, que participaram do seu segundo Mundial este ano.

 - A sensação foi um pouco diferente desta vez. Com certeza, este foi o meu gol favorito e espero que, futuramente, venham outros - destacou.

Reserva da sua seleção, Talo só atuou na terceira rodada por conta da suspensão do titular, Paul Huia. Escalado pelo destino, o adolescente acabou sendo decisivo para a histórica vitória do seu país e a consequente festa que tomou conta do vestiário das Ilhas Salomão, no Indoor Stadium Huamark.

- Estávamos extasiados. Inicialmente, estávamos apenas agradecendo e parabenizando uns aos outros, mas, de repente, todo mundo começou a cantar o hino nacional. O grupo está muito feliz por encerrar a campanha desta maneira. Acho que a diferença dessa partida para as outras foi que todos jogaram no mesmo nível, com a mesma intensidade, o que não tinha acontecido nas outras apresentações - destacou.

Sobre a Copa do Mundo de Futsal Fifa 2012:

Sediado na Tailândia, nas cidades de Bangcoc e Korat, o Mundial de Futsal 2012 é disputado por 24 seleções, maior número de participantes da história da competição. As equipes estão divididas em seis grupos. Os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados. A competição vai até o dia 18 de novembro.

Confira todos os confrontos das oitavas de final:

11/11 (domingo) - 7h - Bangcoc - Paraguai x Portugal
11/11 (domingo) - 9h30m - Bangcoc - Ucrânia x Japão
11/11 (domingo) - 9h30m - Bangcoc - Espanha x Tailândia
11//11 (domingo) - 12h - Bangcoc - Irã x Colômbia
12/11 (segunda-feira) - 7h - Korat - Itália x Egito
12/11 (segunda-feira) - 9h30m - Korat - Brasil x Panamá
12/11 (segunda-feira) - 9h30m - Bangcoc - Rússia x República Tcheca
12/11 (segunda-feira) - 12h - Bangcoc - Sérvia x Argentina

FONTE: sportv.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário